quinta-feira, 7 de maio de 2009

CARTA AOS PROFESSORES

Cachoeira, 08 de maio de 2009.

Olá, Professor(a):

O que é ser professor no século XXI ?Essa é uma pergunta para a qual não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa, o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática.
A rapidez das mudanças, no mundo de hoje, é quase sufocante e é preciso descobrir como lidar com o acúmulo de conhecimento. O professor do século XXI tem incorporada toda a produção intelectual dos séculos passados e seu desafio é se formar e transformar sua prática constantemente, levando em conta as produções culturais e históricas atuais. Então, é preciso pensar: qual é o papel do professor na relação de ensino?
Um desafio que nos é proposto mostra que é preciso estar aberto ao novo e ressignificar sempre a prática. Ser professor neste século é saber lidar com as novas tecnologias, mídias e as diferentes linguagens do mundo atual. É pensar no aluno, estar conectado com ele. É compreender o tempo atual e se relacionar com ele. É ser professor plural, dialogar com o novo, estar aberto às novas tecnologias e linguagens, mas sem perder as suas raízes, seus valores, sua vivência.
Temos que pensar quais são nossos desafios frente à velocidade, às novas tecnologias, a este mundo novo...Não dá pra ficar alheio Às trasnformações sociais, históricas, cientificas deste nosso tempo. Por isso, é necessário pensar: para onde estamos indo? O que queremos com o nosso trabalho? Porque é tão fácil dizer não para uma ideia nova? O que nos impede de aceitá-las?
Pesemos na transformação do casulo em lagarta e depois , em borboleta.Vejamos as maravilhas da mudança: mudar + remover+d eslocar+trocar+evoluir+pensar+sentir + agir = concretizar e voar.
Dai o nosso convite: resultados positivos exigem esforços, paciência, constância. Vamos assumir a nossa escola nas mãos e construir juntos um futuro melhor?
Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário