quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Educação e Mudança por Paulo Freire

O grande escritor e Paulo Freire em um de seus maravilhosos livros deixa-no algumas pistas sobre educação e mudança. Vale a pena conferir:

  • O saber se faz através de uma superação constante. O saber superado já é uma ignorância. Todosaber humano tem em si o testemunho do novo saber que já anuncia. Todo saber traz consigo sua própria superação. Portanto, não há saber nem ignorância absoluta: há somente uma relativizaçãodo saber ou da ignorância.Por isso, não podemos nos colocar na posição do ser superior que ensina um grupo de ignorantes,mas sim na posição humilde daquele que comunic a um saber relativo a outros que possuem outrosaber relativo. (É preciso saber reconhecer quando os educandos sabem mais e fazer com que elestambém saibam com humildade.) (p. 15)
  • O amor é uma tarefa do sujeito. É falso dizer que o amor não espera retribuições. O amor é uma intercomunic ação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro, coma sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro. Quem ama o faz amando os defeitos e as qualidades do ser amado. Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os
    seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita.
  • Uma educação sem esperança não é educação. Quem não tem esperança na educação deverá procurar trabalho noutro lugar.
  • O homem está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria
    transcendência nem se objetivaria a si mesmo. Mas como pode objetivar-se, pode também distinguir entre um eu e um não-eu. Isto o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar-se nos outros; de transcender. Pode distinguir órbitas existenciais distintas de si mesmo.
Para saber mais: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo:Paz e Terra. 12 ed, sd

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