terça-feira, 13 de abril de 2010

Segundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.Realmente, ninguém planeja alguma coisa para o nada, ou a partir do nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos.Podemos, inicialmente, dizer que planejamento apresenta alguns tipos de procedimentos, entre os quais:
1- o estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;
2- a definição dos caminhos que levará aos objetivos pretendidos;
3- a definição dos procedimentos pedagógicos cabíveis para que possa, através das ações, viabilizar a consecução dos objetivos traçados e pretendidos
4- o estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.A partir dessas conclusões e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipação de ações a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.

DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES 2010

Atenção para as Unidades e os períodos de realização das mesmmas. organizemos o nosso planejamento tendo em vista cumprir o nosso Calendário.
UNIDADE PERÍODO
1ª 01/03 A 15/05

2ª 17/05 A 31/07

3ª 02/08 A 06/10

4ª 08/10 A 10/12

quinta-feira, 8 de abril de 2010

EM 2012 MÚSICA SERÁ CONTEÚDO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Aprovada em 18 de agosto de 2008, a Lei n° 11.769 torna a música conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica Ainda não se sabe se os conteúdos integrarão uma nova disciplina ou nas aulas de Artes. Também se discute a formação de professores para tal fim. Vamos ver o quem vem por aí... Que a música é fundamental na formação das pessaos isso é indiscutícel. Agora, se as nossas escolas estão preparadas para realizar mais esta tarefa... Ai é outra história.

ENTENDENDO O DIA LETIVO

Pela LDB 9394/96, que regulamenta a educação em nosso país, as escolas devem cumprir 200 dias letivos... Mas, o que é um dia letivo? Simples: é o dia previsto de aula, não importando a quantidade de alunos presentes. Para ser letivo, tem que ter aluno. No ano letivo, o período de recuperação final, intervalos, reuniões com professores não são contados como letivos. Somente em casos emergenciais a obrigatoriedade dos dias letivos pode ser descumprida com oreintações da Secretaria de Educação. Contudo, o ideal é haver a reposição das aulas, sem prejuízo para os estudantes. É tarefa de todos cumprir com qualidade os 200 dias letivos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

SE VOCÊ É PROFESSOR/A...

Se você é professor/a, pode e deve contribuir para uma educação melhor. Então, veja abaixo:
  • Elabore planos de curso e planos de aula de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela escola e com o programa de ensino da Secretaria de Educação. Participe da elaboração dessas propostas e assegure seu cumprimento, sem perder de vista que, para ter sucesso na sala de aula, os objetivos, os conteúdos e os métodos de ensino devem ser adequados e ajustados às suas necessidades e às características dos alunos. Aulas de qualidade se refletem na aprendizagem dos alunos.
  • Lembre-se de que o aluno precisa de você. Se alguma necessidade urgente lhe impedir de estar em sala de aula, é necessário que você seja substituído por pessoa de igual competência e que conheça o andamento dos planos de aula.
  • Ensine os procedimentos de estudo, como selecionar informações, tomar notas, fazer resumos e sínteses, etc.
  • Dê atenção especial à leitura, à compreensão de textos e à escrita. Essas habilidades são básicas e essenciais para toda a vida do aluno. O hábito da leitura abre aos alunos uma perspectiva prazerosa de aprendizagem. Estimule esse hábito oferecendo aos alunos contato com diferentes tipos de textos, tais como matérias de jornais, embalagens, receitas, cartas, anúncios, textos expositivos e literários, instruções de jogos, regras da escola, etc. Conheça de antemão os textos que você apresentará à classe, gere expectativas nos alunos sobre os textos, faça comentários, perguntas e promova a reflexão, interpretação e o diálogo entre os estudantes.
  • É preciso que educadores difundam ao máximo os gestos, as atitudes, as palavras que reforçam a auto-estima das crianças e favorecem o seu sucesso na sala de aula e na vida. Esse tipo de atitude pode ser decisivo na vida de uma criança ou um jovem. Valorize o esforço e os trabalhos elaborados pelos alunos. Comente-os e exponha-os em murais e varais fora e dentro da sala de aula. Prontifique-se a ajudar sempre que chamado.
  • Todos precisam, têm direito e capacidade de aprender. Nem todos os alunos aprendem do mesmo jeito e no mesmo ritmo, embora todos sejam capazes de aprender. O desempenho escolar de um aluno é responsabilidade do professor, que deve ser compartilhada pela família e pela escola.

Fonte:http://www.todospelaeducacao.org.br/FacaSuaParte.aspx?action=2&pID=4

DICAS PARA MELHORAR NOSSO TRABALHO

BUSQUE APRIMORAR OS CONHECIMENTOS: Procure sempre dar seqüência à sua formação acadêmica, por meio de cursos de graduação ou pós-graduação e de programas de capacitação. Há sempre algo novo e interessante para ser aprendido, e que poderá te ajudar a influir positivamente na Educação das pessoas ao seu redor. Proponha que sua escola seja um espaço de aprendizado. Para ser um bom educador, é preciso estudar sempre e ter em vista aonde você quer chegar com seus alunos.
ENCARE A DIVERSIDADE DE AMNEIRA POSITIVA: Tire proveito da heterogeneidade de saberes, conhecimentos e experiências dos alunos e da comunidade escolar. Promova a interação entre eles.
ESCOLA BOA, ALUNOS APRENDENDO:A melhor forma de avaliar a qualidade do ensino é por meio da aprendizagem dos alunos. Se a escola existe para ensinar, a escola boa é aquela em que os alunos estão aprendendo. Valorize e utilize avaliações sobre a qualidade do ensino como um instrumento para melhorar a escola e promover a transparência e a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
DIRETOR É LÍDER:Assuma a liderança de forma democrática e cooperativa com todos os segmentos da equipe. A presença constante do diretor da escola é fundamental. Ele deve ter competência para ocupar um papel central na gestão do cotidiano escolar e na articulação da escola com a comunidade escolar. Como lida com questões internas e externas da escola, é necessário ter sempre em mente o que é e o que não é prioritário, para organizar seu tempo de forma eficiente.
DIRETOR É RESPONSÁVEL:A melhor gestão administrativa de nada vale se os alunos não estiverem aprendendo. O diretor não deve ser visto apenas como o administrador do prédio da escola, mas como o grande administrador da aprendizagem dos alunos. O diretor é o responsável maior para a escola ter e cumprir o regimento escolar e a proposta pedagógica – que dará origem aos planos de curso e de aula. Além de ser peça-chave na identificação das necessidades locais, o diretor deve garantir um sistema eficaz de reforço escolar para os alunos com dificuldades em algum conteúdo específico, e deve fazer funcionar um sistema de supervisão de professores com foco no desempenho dos alunos.
DIRETOR É ARTICULADO:Como a escola não trabalha de forma isolada, o diretor deve conduzir as ações da escola de forma articulada com as políticas emanadas pela Secretaria de Educação - que deve receber, mensalmente, os dados da escola. As metas da escola também devem ser estabelecidas, anualmente, de forma integrada às metas da rede de ensino. As escolas devem ter algum grau de autonomia, mas são parte de um organismo muito maior, que é a rede de ensino, gerida pela Secretaria de Educação.
CUMPRE-SE O CALENDÁRIO E O ANO LETIVO:Assegure o cumprimento integral do ano letivo. As escolas precisam garantir um mínimo de duzentos dias letivos no ano, com no mínimo quatro horas de aula por dia, descontados os intervalos escolares. Isso é lei. Assegurar a pontualidade e freqüência dos professores e funcionários da escola também é necessário.
MANTEM-SE BOA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA:Divulgue a proposta pedagógica de cada série para os pais dos alunos poderem acompanhar o seu cumprimento ao longo do ano letivo. Divulgue também o regimento da escola para pais e alunos. Distribua os boletins com resultados dos alunos nas épocas previstas pelo Regimento Interno das Escolas, e informe-os sobre como está o desempenho de seus filhos na escola. Dê, ainda, dicas sobre como eles podem ajudar suas crianças a estudar e acompanhar as aulas.

DE VOLTA!!!

A partir deste mês estamos de volta com nossas publicações. Nosso objetivo é a cada semana postar uma reflexão sobre educação, escola, enfim a profissão docente. Por isso, se você é educador/a ou gosta desta área, aproveite este espaço virtual de aprendizagem. Mais uma vez, agradeço sua visita e peço desculpas se as atualizações não ocorreram antes, o corre corre do cotidiano aliado a falta de tempo gerou isso. Contudo, agora vamos agir diferente e deixar este espaço virtual muito mais legal. Obrigada e até breve! Rosa