Segundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.Realmente, ninguém planeja alguma coisa para o nada, ou a partir do nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos.Podemos, inicialmente, dizer que planejamento apresenta alguns tipos de procedimentos, entre os quais:
1- o estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;
1- o estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;
2- a definição dos caminhos que levará aos objetivos pretendidos;
3- a definição dos procedimentos pedagógicos cabíveis para que possa, através das ações, viabilizar a consecução dos objetivos traçados e pretendidos
4- o estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.A partir dessas conclusões e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipação de ações a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário