quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TOQUE PEDAGÓGICO:ESTUDO DIRIGIDO

O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto.

Para aplicar essa técnica, o professor solicita ao aluno uma determinada tarefa, fornecendo-lhe instruções de como realizá-la.

Sua aplicação parte de um incentivo comum. Daí, então, o professor deverá elaborar inúmeras e diversificadas tarefas ou questões para que o aluno as resolva.

Um estudo dirigido pode ser desenvolvido sem ala de aula para, entre outros objetivos:

• oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo pessoal;

• facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor;

• favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno;

• possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.

É importante que o professor acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e na avaliação.

O texto incentivador ou qualquer outro recurso que desencadeie a tarefa deve ser abrangente, na simplicidade, enfocando aspectos relevantes à área do conhecimento em estudo, com questões que exijam do aluno o raciocínio e a criatividade e que oportunizem o desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese, interpretação, ordenação, avaliação e conclusão.

Fonte: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf

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