segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O DESAFIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A aprendizagem significativa nunca foi tão falada quanto nos tempos atuais. A aceleração das mudanças sociais trouxe para a escola alguns questionamento: por que os alunos não aprendem? como tornar a aprendizagem significativa? Que modelo de aprendizagem caracteriza a educação em nosso tempo?

As respostas a estas e outras questões parecem simples: coerentes com o objetivo de formar o sujeito autônomo e capaz de aprender sempre, o modelo de aprendizagem atual requer a reconstrução do conhecimento por parte do aprendiz em interação com o objeto a ser conhecido, com os outros e com o mundo.

Então, como concretizar esta proposta? Vejamos 7 passos:

1. Emocionar - sentir - é o ponto de partida para a significação

2. Percepção - quais as carcaterísticas daquilo que tenho que aprender?

3. Compreender - utilizar conhecimentos para construir conceitos

4. Definir - o aprendiz define com suas palavras o conceito

5. Argumentar - relacionar vários conceitos: falando, escrevendo, expressando-se

6.Discutir - formar cadeia de ideias e argumentos

7. Transformar - intervenção na realidade.


Assim sendo, na aprendizagem significativa, o aluno precisa construir o sentido do que está aprendendo. É aprender para intervir na realidade, para transformar.


Daí, então, para promover a aprendizagem significativa o professor precisa construir um novo sistema de crenças. Crer na mudança, crer que é possível fazer diferente. Não há fórmulas, isso sabemos, contudo, precisamos renovar o olhar, percorrer novos caminhos, apropriando-se de nossos limites e criando outras possibilidades.


Fica a reflexão e o convite. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário