quarta-feira, 11 de abril de 2012

A AULA EXPOSITIVA


A aula expositiva é uma estratégia que pode ser utilizada junto com outras mais consagradas dentro da concepção construtivista do processo de ensino e aprendizagem, como o trabalho em grupos, a resolução de problemas, o levantamento e a verificação de hipóteses e os jogos.
Ao incluir aulas expositivas no planejamento, você, professor não deve abrir mão dessas premissas que caracterizam qualquer atividade que tem como objetivo tornar a aprendizagem significativa.
A aula expositiva pode ser usada em diferentes momentos de uma sequência ou projeto didático e com finalidades específicas, como apresentar informações, relacionar dados sobre um tema, expor um repertório novo, sistematizar conteúdos já trabalhados e retomar conceitos não compreendidos.
Apesar de se dispersar com facilidade, a criança aprende ao longo da escolarização a ter uma escuta mais atenta e eficaz. Os momentos expositivos não podem ser muito longos, mas eles também são fundamentais para o professor das séries iniciais, ao expor as regras de um jogo para a turma ou estabelecer relações entre diferentes versões de um mesmo conto lido, por exemplo.
O desafio do professor é encontrar um equilíbrio entre as diferentes estratégias de ensino, considerando sempre seus propósitos didáticos. Paulo Freire criticava, com razão, uma prática que se baseava exclusivamente em aulas expositivas e em exercícios mecânicos de memorização e repetição.

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