A aula
expositiva é uma estratégia que pode ser utilizada junto com outras
mais consagradas dentro da concepção construtivista do processo de ensino e
aprendizagem, como o trabalho em grupos, a resolução de problemas, o
levantamento e a verificação de hipóteses e os jogos.
Ao
incluir aulas expositivas no planejamento, você, professor não deve abrir mão
dessas premissas que caracterizam qualquer atividade que tem como objetivo
tornar a aprendizagem significativa.
A aula expositiva pode ser usada em diferentes
momentos de uma sequência ou projeto didático e com finalidades específicas,
como apresentar informações, relacionar dados sobre um tema, expor um
repertório novo, sistematizar conteúdos já trabalhados e retomar conceitos não
compreendidos.
Apesar
de se dispersar com facilidade, a criança aprende ao longo da escolarização a
ter uma escuta mais atenta e eficaz. Os momentos expositivos não podem ser
muito longos, mas eles também são fundamentais para o professor das séries
iniciais, ao expor as regras de um jogo para a turma ou estabelecer relações
entre diferentes versões de um mesmo conto lido, por exemplo.
O
desafio do professor é encontrar um equilíbrio entre as diferentes estratégias
de ensino, considerando sempre seus propósitos didáticos. Paulo Freire
criticava, com razão, uma prática que se baseava exclusivamente em aulas
expositivas e em exercícios mecânicos de memorização e repetição.
Faça o teste no site da Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/testes/aula-expositiva.shtml
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