segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Novo ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. Qualquer pessoa com diploma de conclusão do ensino médio pode se inscrever – não importa a idade.
As provas ocorrerão nos dias 03 e 04 de outubro, com a seguinte organização:
  • Sábado (13h às 17:30) --> Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Gografia, Hstória, Filosofia e Sociologia) .
  • Domingo (13h às 18h e 30 minutos) . Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Artes e Educação Física) , Redação, Prova de de Matemática e suas Tecnologias.
Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além de uma redação. As notas da prova objetiva serão divulgadas em 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.
A decisão para adotar o ENEM como forma de ingresso nas faculdades e institutos federais caberá a cada instituição. O MEC definiu quatro formas de utilização do novo Enem para ingresso nas universidades. São elas:
- o Enem como fase única
- o Enem como primeira fase
- o Enem como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular
- o Enem combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, fica a cargo da universidade definir o percentual da nota do Enem a ser utilizado junto com a nota do vestibular.
O novo Enem permitirá que o estudante escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país, desde que ela tenha aderido ao novo sistema. Será permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas. A UFRB usará o Enem como fase única para 70% das vagas e como parte da nota para 30% das vagas.
  • Espera-se exigir bom conhecimento das disciplinas e entendimento dos conceitos para resolução das questões.
  • A contextualização a cada dia vem tomando espaço nas provas do Enem e dos principais vestibulares do país. Sendo assim, os candidatos podem esperar questões que envolvam atualidades como base no teste. Sendo assim, procure ler bastante e se manter informado.
  • Em 2009, não será cobrada qualquer língua estrangeira na prova do novo Enem. Pretende-se em 2010 cobrar inglês e espanhol. Não ficou definido ainda pelo MEC se o candidato poderá fazer a escolha entre um ou outro idioma.
  • Pelo decreto assinado referente ao acordo ortográfico, a grafia antiga será aceita até 2012. Os examinadores terão de aceitar as duas grafias.

Para saber mais: www.enem.inep.gov.br/Enem2009_matriz.pdf

Então, agora é focar no novo ENEM. Sucesso!

Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário