terça-feira, 12 de abril de 2011

O que é ser professor no século XXI?

Essa é uma pergunta para a qual não há resposta fácil e imediata. Mas há uma certeza: o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática. A revista Nova Escola traz algumas características do perfil profissional deste professor. Veja a seguir:
  1. Ter boa formação;
  2. Usar novas tecnologias;
  3. Atualizar-se nas novas didáticas;
  4. Trabalhar em equipe;
  5. Planejar e avaliar sempre;
  6. Ter postura e atitudes profissionais.
É inegável que a qualidade da educação passa pela qualidade dos docentes para que em todas as escolas tenham bons professores. O Referencial para Exame Nacional para carreira Docente explicita o perfil deste bom professor:
  1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas que leciona, o que inclui a compreensão de seus princípios e conceitos.
  2. Conhece as características de desenvolvimento dos alunos, suas experiências e contexto em que vivem, e como esses fatores afetam sua aprendizagem.
  3. Domina a didática das disciplinas que ensina, incluindo diversas estratégias e atividades de ensino.
  4. Domina o currículo ou as diretrizes curriculares das disciplinas que leciona.
  5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, os momentos de desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem.
  6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
  7. Seleciona estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem, a disciplina que ensina e o currículo, permitindo com que todos os alunos demonstrem o que aprenderam.
  8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem, baseado em relações de respeito, equidade, confiança, cooperação e entusiasmo.
  9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os seus alunos.
  10. Estabelece e mantém normas de convivência em sala de aula, de modo que os alunos aprendam a ter responsabilidade pela sua aprendizagem e a dos colegas.
  11. Demonstra valores, atitudes e comportamentos positivos e promovem o desenvolvimento deles pelos alunos.
  12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos , atualizando-os e buscando estimular o seu comprometimento com o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
  13. Aplica estratégias de ensino desafiantes e coerentes com os objetivos de aprendizagem e com os diferentes níveis de aprendizado dos alunos.
  14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento e da busca independente do conhecimento.
  15. Otimiza o tempo disponível para o ensino, garantindo o máximo de aprendizagem de cada aluno durante toda a duração da aula.
  16. Avalia e monitora o processo de compreensão e apropriação dos conteúdos por parte dos estudantes.
  17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente a partir de diversas práticas, tais como: a reflexão sistemática de sua atuação, a auto-avaliação em relação ao progresso dos alunos, as descobertas de pesquisas recentes sobre sua área de atuação, e as recomendações de supervisores , tutores e colegas.
  18. Trabalha em equipe com os demais profissionais para tomar decisões em relação à construção e/ou implementação do currículo e de outras políticas escolares.
  19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão, incluindo aquelas relativas à aprendizagem e ao bem -estar dos alunos.
  20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.
Os padrões descritos acima, revelam a especificidade da carreira docente. Ou seja, o educador necessita de saberes específicos para uma eficiente prática pedagógica e alcance dos resultados.
Infelizmente, no Brasil a profissão de professor não é atrativa e ainda permite que pessoas que não dominem os padrões já citados entrem na sala de aula.
Mestre de todas as profissões, o professor precisa ser valorizado, apoiado em suas práticas, encontrar um ambiente de trabalho decente e motivador. Enfim, coragem é a palavra que defino o ser professor diante de tantas exigências e adversidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário