sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Professoras Blogueiras

Fazendo uso do blog como ferramenta educativa, as professoras, Adriana Cruz e Arestina Santos, lançaram na rede os blogs Ciência em Notícia e Geodivertimento. Ainda em fase de elaboração, as professoras esperam aproximar a matéria de estudo dos estudantes tornando a aprendizagem mais significativa. Confira os endereços:

Parabenizamos as docentes pela iniciativa e estamos aqui para colaborar. Muito sucesso nesse novo empreendimento.

CEC REALIZA OLIMPÍADA DE FÍSICA

Na proxima segunda feira, 31/08/09, sob a oreintação do Prof. Thiago Sullivan, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual da Cachoeira, farão as Olimpiadas de Física. A todos desejamos boa sorte! É isso ai, meninos e meninas, valeu Prof. Thiago!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

VIAGEM AO OBSERVATÓRIO ANTARES

Os professores, Arestina Sônia, Jair Barros, Iracema F da Silva e Marluce Mélo, num trabalho interdisciplinar, forma com os alunos do Colégio Estadual da Cachoeira, ao Observatório Antares /Feira de Santana - BA, onde tiveram oportunidade de vivenciar conhecimentos práticos e exposições comemorativa aos 40 anos que o homem pisou na lua, os dinossauros do Brasil, além do planetário entre outros.
Aguardem novas postagens com as fotos e trabalhos dos alunos

CEC na II Olimpíada de Geografia

Orientados pela professora Arestina Sônia, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, participaram da II Olimpíada de Geografia / Viagem do Conhecimento, promovida pela National Geographic. Com desempenho acima do esperado, os alunos mostraram-se entusiasmados. Inclusive, as turmas da 3ª série do Ensino Médio, mesmo não podendo participar oficialmente do concurso, vão fazer uma Olimpíada de Geografia local. E a professora Arestina avisa: nas próximas edições, vamos melhorar o nível a cada ano.
Parabéns especial para os nossos alunos que fizeram mais de 50% da prova:

ANDREA FARIA SANTOS, CASSIO FELIX, CASSIO SANTOS RIBEIRO, EDNEA DIAS, FERNANDA DE JESUS, LUANA BISPO, FRANTHECOLLA PATCHELLA, MANOEL ANTONIO, MARIA MANUELA BARBOSA, MARIA DO CARMO LIMA, MARLI SILVA, ROGÉRIO MANUEL.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Concurso Tempos de Escola

Tempos de Escola é um concurso promovido pelo Instituto Votorantim, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e o Canal Futura, para premiar redações de alunos do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio de escolas públicas de 24 municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação. CACHOEIRA faz parte!

Objetivos

  • Valorizar e reconhecer o trabalho de alunos e professores da rede pública de educação;
  • Sensibilizar alunos e famílias para a importância da educação escolar;
  • Sensibilizar as comunidades para a importância da qualidade da educação;
  • Promover o valor social da educação junto aos formadores de opinião do município.
Tema

As redações encaminhadas ao Concurso Tempos de Escola deverão ter como tema:

A memória dos tempos de escola de pessoas importantes para os alunos ou para sua comunidade.

Assim, podem ser resgatadas histórias exemplares da vida escolar dos pais, professores ou de uma pessoa conhecida do município onde o estudante vive, com análise de fatos históricos da época em que eles estavam estudando e reflexões sobre a importância da vivência escolar em suas escolhas de vida.

A redação pode ser complementada também pela visão do aluno sobre sua relação com a escola e pela análise do papel da escola na formação de seu projeto de futuro.

Premiação

O Concurso Tempos de Escola premiará até 2 (duas) redações por município, nas categorias Ensino Fundamental e Médio. Cada aluno vencedor receberá um diploma de participação e uma máquina fotográfica digital.A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, indicar até seis (6) professores orientadores para o recebimento de diploma de destaque, em função do número e da qualidade das redações inscritas por seus alunos no Concurso. E suas escolas serão reconhecidas com um diploma do Instituto Votorantim e uma Maleta Democracia, com materiais do Canal Futura.

Como participar

Para participar, é preciso que o aluno, com apoio de um professor orientador, leia atentamente o Regulamento do Concurso e demais documentos, indicados abaixo.Depois, é necessário preencher a Ficha de Inscrição com os dados do aluno, da escola, do professor orientador, bem como o título e o texto de sua redação, disponíveis nesta mesma página. Ao clicar no botão ENVIAR, a inscrição será encaminhada para a equipe do Instituto Votorantim, e uma cópia de confirmação será enviada para o e-mail do responsável pelo cadastro.

Datas importantes
  • Inscrição: de 1º de junho a 30 de setembro de 2009, às 18h.
  • Organização e triagem técnica: outubro de 2009.
  • Seleção pela Comissão Julgadora: novembro de 2009.
  • Divulgação dos resultados: até 13 de novembro de 2009, aqui no Blog Educação.
Participe!

Mais informações no Blog Educação: www.blogeducacao.org.br. Tudo é feito por lá!

Sábado tem teatro nas ruas de Cachoeira

A Praça da Aclamação no Centro Histórico de Cachoeira, será o palco, sábado, dia 29, às 16h, para uma apresentação ao ar livre do espetáculo Cíclopes, encenado pela Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, sob direção de Ligia Veiga. O espetáculo com 70 minutos de duração é uma adaptação livre do drama satírico “O Ciclope” do autor grego Eurípedes. No espetáculo, os atores se apresentam sobre pernas de paus. A apresentação local conta com o apoio da prefeitura de Cachoeira, por intermédio da Secretaria de Cultura Turismo do município.

veja mais detalhes no blog:wwwalzirajornalista.blogspot.com

Concurso de Desenho e Redação da CGU

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está apoiando o Concurso de Desenho e Redação realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), sobre o tema: Todos pela ética e cidadania: Como posso contribuir para uma melhor sociedade? O concurso está dividido em duas modalidades: desenho e redação, sendo que a redação destina-se aos estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e EJA de escolas públicas e particulares.

O concurso tem como objetivo promover a discussão sobre cidadania, a ética na utilização dos bens e serviços públicos e a educação fiscal, além de promover a reflexão e o debate sobre esses temas no ambiente escolar. No tocante a seleção e inscrição, a escola deverá selecionar o melhor trabalho de cada ano/série, do Ensino Fundamental, categoria Redação I, e o melhor trabalho do Ensino Médio (Redação II) e da EJA (Redação III), independente do ano ou série.

O concurso conta ainda com o material de suporte para as discussões pedagógicas a cartilha da CGU - Olho vivo no dinheiro público, que poderá ser trabalhada com os estudantes em sala de aula e na unidade escolar, como orientação temática para elaboração das redações. Além disso, as escolas deverão desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para o concurso, ações que também poderão ser premiadas na categoria Escola-Cidadã.

A escola deverá enviar os trabalhos vencedores das categorias em que irá participar, juntamente com a Ficha de Inscrição (ficha da redação e inscrição, em anexo), via Correios, para a Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, sala 1004, Brasília – DF, CEP 70070-905, até o dia 02 de outubro de 2009, os quais serão encaminhados à Comissão Julgadora.

Todas as informações estão disponíveis nos sites: Criança Cidadã - Portalzinho da CGU (www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos) ou o site do PNEF (www.esaf.fazenda.gov.br, no link Educação Fiscal), para ter acesso ao regulamento, ficha de inscrição, materiais de divulgação do tema e aos formulários de realização dos trabalhos.A Secretaria da Educação também estará a disposição por meio dos telefones 3115-1388 ou 3115-9189.

Mais informações em: www.sec.ba.gov.br


Ficha de Inscrição, folder, formulário de redação e regulamento no site da SEC/BA


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Para Refletir...

Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo....

Fernando Pessoa.


AS INDAGAÇÕES


A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas.

sábado, 22 de agosto de 2009

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil, uma promoção do MEC e de instituições parceiras, visa reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Compromisso Todos pela Educação” Plano, integrante do PDE, instituído pelo Decreto Federal nº 6094/07 e que aborda a questão da mobilização em torno da melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
Sua base é a conjugação de esforços da união, estados, e municípios, atuando em regime de colaboração. Propõe um conjunto de 28 diretrizes a serem adotadas pelos entes federados e o estabelecimento de metas de qualidade para as redes de ensino, tendo o IDEB como instrumento de verificação. Entre as diretrizes, há orientações para que se promova maior participação de todos, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação.
Com objetivo de apoiar os entes federados que aderirem ao Compromisso foram criadas ações que organizam a distribuição de transferências voluntárias do MEC, por meio de programas e ações de assistência técnica e financeira, consubstanciados na realização do Plano de Ações Articuladas (PAR). Um dos objetivos do Compromisso é a elevação gradual do IDEB, evoluindo da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um IDEB igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental, em 2022, ano do bicentenário da Independência. A média 6,0 é o patamar educacional que têm hoje a média dos países da OCDE.
Como subsídio à adesão ao Compromisso, o MEC enviou a todos os municípios a respectiva Base de Dados Educacionais, acompanhada de informe do Inep com a indicação de meta a atingir e sua evolução no tempo.O Prêmio está em sua 4ª edição e selecionará as melhores experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:
Educação infantil;
Séries/anos iniciais do ensino fundamental;
Séries/anos finais do ensino fundamental;
Ensino médio.
Cada trabalho selecionado receberá R$ 5 mil e a escola onde o professor leciona ganhará equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de R$ 2 mil. Serão contemplados até 10 professores em cada categoria. O prazo final das inscrições é 31 de agosto.A iniciativa conta com a parceria das seguintes instituições, além do Instituto Votorantim:
Fundação Bunge;
Fundação Orsa;
Fundação Pró-Livro;
Conselho Nacional dos Secretários Estaduais (Consed);
União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e
Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Para saber mais:
Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação BásicaDiretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaCoordenação-geral de Tecnologias da EducaçãoTelefone: (61) 2104-8018Fax: (61) 2104-9276E-mail: tecnologias@mec.gov.brSite: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br


Matéria extraída do Blog Educação:http://www.blogeducacao.org.br/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Matemática do mendigo

Essa recebi por e-mail e compartilho com vocês:

Preste atenção...

Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar em media pelo menos R$ 0,20, o que numa hora dará: 60 x 0,20 = R$12,00.

Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 12 = R$ 2.400,00.

Será que isso é uma conta maluca?

Bom, 12 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 20 centavos e sim 30, 50 e às vezes até 1,00.

Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 6,00 por hora terá R$1.200,00 no final do mês.

Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto.

Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real.

De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET ). Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?

É isso mesmo, de 45 a 55 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 45 = 1.125 ou 25 x 55 = 1375, então na média R$ 1.100,00 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.

Moral da História :

É melhor ser mendigo do que estagiário (e muito menos PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo...

Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor.

Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.

E lembre-se :

Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão.

Viva a Matemática.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Carta a Renato Aragão (Didi)


Carta aberta, de Eliane Sinhasique, para Renato Aragão, o Didi. Dou nota DEZ para essa mulher.

Quinta, 23 de julho de 2008.
Querido Didi,
Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu Nome para colar nas correspondências)...
Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas à mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.

Não foi por 'algum' motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última Carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.
Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não. Eu não sou ministra da educação, não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula. A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da minha família. Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não Mata ninguém. Muito pelo contrário, faz bem! Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária.

Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. Os impostos são muito altos! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento, em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.
Eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais.
O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não têm a educação como prioridade. Pois a educação tira a subserviência e esse fato, por si só não interessa aos políticos no poder. Por isso, o dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal. Para você ter uma idéia, na minha cidade, cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda? Você pode ajudar a mudar isso! Não acha?
Você diz em sua Carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você. É por isso que sua Carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria se endereçada ao Presidente da República. Ele é 'o cara'. Ele tem a chave do Cofre e a vontade política para aplicar os recursos. Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. Mas, infelizmente, não é o que acontece...
No último parágrafo da sua Carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da 'minha' doação, que a 'minha' doação faz toda a diferença. Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima, de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.
Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar. Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho. Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo? Acredito que não. Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.

Outra coisa Didi, mande uma Carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os ministros e professores das escolas públicas. Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino. Melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação. Peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas possa desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso tem sim! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.

Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari.
P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.
PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança. Fiquem sabendo, as organizações Globo entregam todo o dinheiro arrecadado à UNICEF e recebem um recibo do valor para dedução do seu imposto de renda. Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda, porque é ela quem o faz.
PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS?
MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?
BRASILEIROS PATRIOTAS (e feitos de idiotas) DIVULGUEM ESSA REVOLTA....

Projeto Boa Morte... Veja mais













Até o Presidente Nacional do IPHAN, o Sr. Luiz Fernando, caiu no samba... Alegria e exercício da cidadania, assim é fácil aprender.


Mais Projeto Boa Morte
















Acima, mais fotos do Projeto, cedias pela jornailista Alzira Costa. Valeu, Alzira!





Projeto Boa Morte: Conhecer Para Preservar











A Secretaria de Educação de Cachoeira, através do Núcleo de Apoio e Estudos Pedagógicos - NAEP, realizou com sucesso a segunda etapa o Projeto Boa Morte Conhecer para Preservar, exercitando a autoria e o protagonismo juvenil. estudantes da rede municipal produziram trabalhos escritos e artísticos sobre a Boa Morte. A Mostra dos trabalhos foi visitada por centenas de pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. A todos/as os/as professores/as e estudantes, parabenizamos pela iniciativa.
As fotos ao lado, são da Jornalista Alzira Costa, e mostram parte da bonita apresentação dos nossos educandos.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Influenza A H1N1

Repassando, por achar mais coerente com a situação - autoria: Drª Káthia Ribas:
Queridos amigos:
Devo ter esquecido alguns, repassem tbm aos conhecidos.
Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas.
Apesar de estar em férias, dediquei esta última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema.
Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilância Sanitária, SAMU e Secr Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.
Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.
A situação atual é a seguinte:
O virus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do vírus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro.
Das atuais viroses respirat. presentes no sul do país, 60% já são do novo vírus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, tec, mais da metade já tem o novo vírus... isto é uma projeção estatística , ou seja , não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.
A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação anti viral.
O vírus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o vírus influenza , mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas crônicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabéticos, obesos mórbidos, pessoas em tto com imunossupressores (corticóides, tto para câncer) e doenças degenerativas.
Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e , volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VÍRUS INFLUENZA.
Em 2008, só no mês de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo vírus em 18 dias de circulação...
Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um vírus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele.
Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ÁLCOOL PODE SER USADO EM SUPERFÍCIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este vírus, como os tantos outros de gripe...)
As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de álcool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.
Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o vírus está em "curva ascendente"...
Depois, é vida normal. O anti viral - Tamiflu- só será disponibilizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qq gripe, pois aumenta a resistência do bicho...
Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).
O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.
As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.
Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).
Portanto, amigos, muita cautela na transmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTAR ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME.
Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.
Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação
Abç,
Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde
Recebi por e-mail e achei important publicar para que todos leiam.

O Monitor Educacional




Mais conhecida entre os professores como TV Pen-Drive, o Monitor Educacional chegou para as escolas estaduais como ferramenta auxiliar do trabalho docente. Acontece que infelizmente, poucos conhecem e utilizam este recurso. Por isso, amigo/a professor/a, vamos a partir da próxima semana, todas as tardes, fazer uma oficina básica de uso da TV Pen-Drive. Estão todos convidados.

Mais no site da SEC: http://www.sec.ba.gov.br/

Posse da NOva Chapa do Grêmio 2

Infelizmente, fiquei sabendo que depois de tudo organizado, a posse do Grêmio não ocorreu. o que será que motivou este fato? Em tempos de "gestão dmocrárica", é lamentável que acontecimentos assim ocorram em nossa escola.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Você sabe o que é o PAR?


PAR

Plano de Ações ArticuladasÉ uma ferramenta de planejamento multidimensional da política de educação de municípios e estados para um período de quatro anos, de 2008 a 2011. É coordenado pelas secretarias municipais e estaduais de educação, com a participação de gestores, professores e da comunidade local.
O
PDE condicionou todos os repasses voluntários do FNDE para assistência técnica ou financeira ao desenvolvimento e aprovação de um diagnóstico e um plano de ações para melhoria da qualidade da educação básica, previstos no PAR.
O plano tem esse nome porque articula a responsabilidade pela transferência de recursos entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), dando transparência e evitando sobreposições. Muitas das ações previstas no
PAR são de responsabilidade do município ou do estado. As transferências sob a responsabilidade do MEC são executadas pelo FNDE, por meio de convênios com duração de um a quatro anos e possibilidade de renovações anuais.
Para participar desse processo, o município ou estado precisa:Assinar o Termo de Adesão ao
PDE;Apresentar e aprovar o PAR junto ao MEC;Assinar o termo de cooperação técnica ou financeira com o MEC e o FNDE.
O MEC disponibilizou uma plataforma virtual com uma base unificada de indicadores para elaboração do diagnóstico e do plano de ações. Os municípios com mais baixo
IDEB em 2005 e 2007 receberam apoio técnico presencial do Ministério para elaboração do PAR. Os demais municípios e os estados ficaram responsáveis por realizar todas as etapas do processo via internet.
Todos os municípios e estados brasileiros já assinaram o Termo de Adesão ao
PDE, mas nem todos elaboraram ou receberam aprovação do PAR apresentado. Essas informações, incluindo o diagnóstico e o plano de ações dos municípios, estão disponíveis na internet.

Fonte:http://www.blogeducacao.org.br/glossary/term/227

O que vem po ai...

Para os professores - prêmio professores do Brasil inscrições até 31/08 no site: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Para os estudantes - Concurso de redação / Tempos de escola.

Veja mais no Blog Educação: www.blogeducacao.org.br

Parceria Votorantim pela Educação

Resgatar o valor social da educação e promover ações de parceria entre escola-família-comunidade, esta é brevemente, o objetivo da Parceria Votorantim pela Educação. Mais no blo www.blogeducacao.org.br.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Posse da Nova Chapa do Grêmio

Na próxima quarta-feira, 12/08, a partir das 07h30 inicirão as atividades da posse da Chapa 1 Ousar na Luta, ganhadora das últimas eleições para o Grêmio do CEC. A todos uma gestão de muitas realizações. Afinal, a luta continua e certamente, com a ousadia que é peculiar aos nossos jovens, vamos construindo um CEC diferente.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

É sempre bom saber...

No ABANDONO - o aluno começa o ano letivo e para de frequentar.
Na EVASÃO- o aluno se matricula, mas não aparece.
Ambos, são fenômenos muito presentes em nossa realidade e com múltiplas causas: seja pela necessidade de trabalhar, pela falta de estímulo, por considerar as aulas desinteressantes, por não ver sentido na escola... Precisamos pensar o abandono e a evasão em nossa escola e, coletivamente, buscar alternativas e soluções em nossa prática diária. Afinal, é nossa missão manter o aluno na escola com qualidade. dialogando com a diversidade e a multivocalidade, questões presentes no contexto educacional da contemporaneidade.
Fica o convite:
Dentro da nossa escola, que qualidade acontece? Que estamos fazendo para reduzir os indicadores de abandono e evasão? Para quem estou passando a bola?
Então, precisamos enxergar em rede: escola/famíla/questões sociais/violência social/influências das mídias... Para assim, focar nas metas e soluções.
Até a próxima!
Rosa Brito

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LEMBRAR REUNIÃO

É hoje às 16 horas a reunião pedagógica. Participem!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DINÂMICA DO BONECO

Formar 6 grupos;


Cada grupo fica responsável por desenhar uma parte do boneco e pensar/escrever:


CABEÇA - qual a realidade que vivemos?


TRONCO - O que sentimos neste grupo?


BRAÇOS - Com quem (pessoas, entidades) podemos andar de braços dados


MÃOS _ Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo?


PERNAS - Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações?


PES - Qual o resultado desejamos com nosso trabalho?





Apresentação dos sub-grupos


Unir os desenhos, formar o boneco e discutir em plenária os resultados.



Boa Sorte!