No ABANDONO - o aluno começa o ano letivo e para de frequentar.
Na EVASÃO- o aluno se matricula, mas não aparece.
Ambos, são fenômenos muito presentes em nossa realidade e com múltiplas causas: seja pela necessidade de trabalhar, pela falta de estímulo, por considerar as aulas desinteressantes, por não ver sentido na escola... Precisamos pensar o abandono e a evasão em nossa escola e, coletivamente, buscar alternativas e soluções em nossa prática diária. Afinal, é nossa missão manter o aluno na escola com qualidade. dialogando com a diversidade e a multivocalidade, questões presentes no contexto educacional da contemporaneidade.
Fica o convite:
Dentro da nossa escola, que qualidade acontece? Que estamos fazendo para reduzir os indicadores de abandono e evasão? Para quem estou passando a bola?
Então, precisamos enxergar em rede: escola/famíla/questões sociais/violência social/influências das mídias... Para assim, focar nas metas e soluções.
Até a próxima!
Rosa Brito
Rosa precisamos trabalhar mais a afetividade, levantar a alto estima desta juventude, eles vivem muitas vezes num mundo sem perspectivas e juntamente com toda sociedade organizada temos a obrigação de mudar esse quadro.
ResponderExcluirAbração,
Marivaldo - Mídias
É isso mesmo. Obrigada e volte sempre!
ResponderExcluir