O Prêmio Professores do Brasil, uma promoção do MEC e de instituições parceiras, visa reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Compromisso Todos pela Educação” Plano, integrante do PDE, instituído pelo Decreto Federal nº 6094/07 e que aborda a questão da mobilização em torno da melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
Sua base é a conjugação de esforços da união, estados, e municípios, atuando em regime de colaboração. Propõe um conjunto de 28 diretrizes a serem adotadas pelos entes federados e o estabelecimento de metas de qualidade para as redes de ensino, tendo o IDEB como instrumento de verificação. Entre as diretrizes, há orientações para que se promova maior participação de todos, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação.
Com objetivo de apoiar os entes federados que aderirem ao Compromisso foram criadas ações que organizam a distribuição de transferências voluntárias do MEC, por meio de programas e ações de assistência técnica e financeira, consubstanciados na realização do Plano de Ações Articuladas (PAR). Um dos objetivos do Compromisso é a elevação gradual do IDEB, evoluindo da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um IDEB igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental, em 2022, ano do bicentenário da Independência. A média 6,0 é o patamar educacional que têm hoje a média dos países da OCDE.
Como subsídio à adesão ao Compromisso, o MEC enviou a todos os municípios a respectiva Base de Dados Educacionais, acompanhada de informe do Inep com a indicação de meta a atingir e sua evolução no tempo.O Prêmio está em sua 4ª edição e selecionará as melhores experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:
Educação infantil;
Séries/anos iniciais do ensino fundamental;
Séries/anos finais do ensino fundamental;
Ensino médio.
Cada trabalho selecionado receberá R$ 5 mil e a escola onde o professor leciona ganhará equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de R$ 2 mil. Serão contemplados até 10 professores em cada categoria. O prazo final das inscrições é 31 de agosto.A iniciativa conta com a parceria das seguintes instituições, além do Instituto Votorantim:
Fundação Bunge;
Fundação Orsa;
Fundação Pró-Livro;
Conselho Nacional dos Secretários Estaduais (Consed);
União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e
Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Para saber mais:
Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação BásicaDiretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaCoordenação-geral de Tecnologias da EducaçãoTelefone: (61) 2104-8018Fax: (61) 2104-9276E-mail: tecnologias@mec.gov.brSite: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br
Matéria extraída do Blog Educação:http://www.blogeducacao.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário