27 EXIGÊNCIAS DO ENSINAR*
1. Rigorosidade metódica,
2. Pesquisa, respeito aos saberes dos educandos,
3. Criticidade,
4. Estética e ética
5. Corporeificação das palavras pelo exemplo-risco,
6. Aceitação do novo e rejeição a quaisquer formas de discriminação
7. Reflexão crítica sobre a prática educativa
8. Reconhecimento e assunção da identidade cultural
9. Consciência do inacabamento
10. Reconhecimento de ser condicionado
11. Respeito à autonomia do ser do educando
12. Bom senso
13. Humildade,
14. Tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores
15. Apreensão da realidade
16. Alegria e esperança
17. Convicção da possibilidade de mudança
18. Curiosidade
19. Segurança, competência profissional e generosidade
20. Comprometimento
21. Compreensão de que educação é forma de intervenção no mundo
22. Liberdade e autoridade
23. Tomada consciente de decisões
24. Saber escutar
25. Reconhecer que educação é ideológica
26. Disponibilidade para o diálogo
27. Querer bem aos educandos
Para saber mais, indico a leitura e/ou re-leitura do excelente Paulo Freire.
Rosa Brito
* In.: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. - São Paulo: Paz e Terra, 1996(Coleção Leitura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário