quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EM TEMPOS DE MUDANÇAS...

O conhecimento transformou-se me mola propulsora da nossa sociedade. Vivemos na Sociedade do Conhecimento, na Era Digital. Hoje, as informações são diversas e encontra-se em todos os meios e lugares. O sujeito coloca-se, ao mesmo tempo, como produtor e consumidor de informações.
Com as transformações sociais deste novo momento histórico do mundo globalizado, novas exigências educacionais emergem. Diante das múltiplas oportunidades de conhecimento e informações disponíveis, desenha-se um novo papel de professor: se antes, ele era visto como fonte principal do conhecimento, agora, assume o papel de mediador do conhecimento, aquele que, cooperativamente, direciona os caminhos da aprendizagem.
Neste contexto de mudanças, o trabalho cooperativo, colaborativo e interativo, onde todos participam, envolvem-se, contribuem e interagem na construção do aprendizado, assume fundamental importância e impulsiona uma nova escola, e com isso, a necessidade de romper velhos paradigmas educacionais, centrados na transmissão de informações por parte do professor e recepção passiva pelos alunos. No dizer de Paulo Freire*; “ (...) ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção(...)”
Em uma sociedade globalizada, interconectada por diversas mídias e tecnologias da informação e comunicação, é preciso que o professor desenvolva abertura, curiosidade e a autoria em relação ás várias metodologias de ensino e aos recursos disponíveis que podem ser aplicados nos diferentes contextos de aprendizagem.

E você, professor/a,como vê o trabalho docente em tempos de mudança?


* FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra. p 47. (Coleção leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário