quinta-feira, 3 de setembro de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE

Estabelecer relações entre os conteúdos de aprendizagem não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco da aprendizagem depende da interação entre disciplinas. Para dar o salto qualitativo na direção da INTERDISCIPLINARIDADE é necessário construir uma visão globalizadora capaz de captar a realidade em sua totalidade. Esse processo abrange a busca entre os conceitos das diversas ciências e os temas transversais e deve estar a serviços da formação integral da pessoa. O fato de que cada área do conhecimento tenha suas finalidades, discursos, processos, atores diferenciados não exclui a possibilidade da INTERDISCIPLINARIDADE, isto é, superar o limite restrito da disciplina isolada, facilitando a relação entre as diferentes disciplinas para uma melhor compreensão dos problemas que a realidade social nos apresenta. Porém, isso só será possível na medida em que uma visão holística e integradora de ensino faça parte do cotidiano das nossas escolas, bem como as nossas escolas tenham como função social a compreensão da realidade para intervir nela, transformando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário